SERVIÇOS > PERFORMANCE ESPORTIVA
Acompanhamento para você atingir a alta performance no esporte
A importância do acompanhamento médico para melhorar sua performance esportiva

A busca pela alta performance não é exclusividade de atletas profissionais. Afinal, por que não aproveitar a prática de atividades físicas para obter os melhores resultados possíveis? Uma pessoa ativa é recompensada com mais disposição diária, uma vida mais saudável e um corpo mais bonito.
Mas para melhorar sua performance, uma série de fatores devem ser levados em consideração: alimentação adequada, qualidade do sono, fatores genéticos, equilíbrio emocional e até a sua situação econômica.
Neste artigo, explico com mais detalhes o que é a alta performance esportiva, como melhorar seu desempenho e como eu posso ajudá-lo a atingir esse objetivo. Continue lendo!
O que é alta performance?

A alta performance está ligada à produtividade. Você pode buscar melhorar seu desempenho no trabalho, no esporte e na vida em geral, já que estou falando de atingir seu potencial máximo em uma atividade.
No esporte não é diferente. Qual o seu objetivo: ter um corpo bonito, ganhar resistência física ou ter uma vida mais saudável? Melhorar sua performance no esporte pode ser o caminho para conquistar o que você deseja.
Antes de começar a praticar atividades físicas, você precisa passar por um check-up médico. Exames cardíacos, avaliação ortopédica e acompanhamento especializado são importantes para diagnosticar possíveis doenças ocultas. Além disso, ajudam a prevenir lesões.
Como médico, meu trabalho é ajudá-lo a melhorar seu desempenho e, consequentemente, sua performance. Com o acompanhamento adequado, vamos compreender os principais pontos a serem trabalhados e quais são as suas limitações.
Como melhorar a performance no esporte?

Dormir quatro horas por noite, pular refeições e treinar pesado porque não conseguiu treinar por alguns dias é o caminho para lesões e péssimos resultados. A sua performance está relacionada ao seu estilo de vida e, como já disse, tudo influencia.
Começamos o acompanhamento avaliando a qualidade do seu sono e seus hábitos alimentares. Afinal, seu rendimento está diretamente ligado a essas duas questões. Como assim?
-
Qualidade do sono: durante o sono, o corpo passa por vários processos metabólicos que contribuem para sua recuperação física. Uma boa noite de sono ajuda a melhorar sua resposta imunológica, melhora suas funções cardiovasculares e endócrinas e contribui para a recuperação muscular.
Além de atrapalhar sua performance esportiva, dormir pouco ou dormir mal aumenta o estresse, o cansaço, a fadiga muscular, compromete sua capacidade motora e aumenta as chances de uma lesão.
-
Alimentação balanceada: durante a prática de exercícios, o organismo precisa de carboidratos e gordura para gerar energia e impulsionar os processos celulares, como contrações musculares, por exemplo. Por isso, além de comer alimentos nutritivos e saudáveis, sua dieta deve ser desenvolvida levando em conta o tipo de atividade física praticada, sua intensidade e duração.
Os carboidratos, por exemplo, são considerados a melhor fonte primária para exercícios de alta intensidade. Já as gorduras, são mais indicadas para atividades prolongadas de baixa intensidade. Com o acompanhamento médico, você poderá se alimentar de acordo com necessidades específicas do seu corpo e atividade física praticada.
Se você quer melhorar sua performance no esporte, precisa de acompanhamento médico especializado. O trabalho do médico não é apenas tratar doenças. Como médico, meu trabalho é prevenir e orientar meus pacientes para que eles possam desenvolver todo o seu potencial, ter qualidade de vida e bem-estar.
Se tiver dúvidas, entre em contato