Dicas para acelerar o metabolismo
- longevidasite2022
- 18 de ago. de 2022
- 4 min de leitura

O metabolismo é um conjunto de reações que acontecem no interior das células do organismo. Com a ajuda de enzimas, o processo metabólico tem funções de nutrição (inclusão de elementos essenciais no organismo), respiração (oxidação desses elementos essenciais para produção de energia química) e síntese de moléculas estruturais (utilizando a energia produzida).
Assim, o metabolismo celular mantém as funções vitais do organismo, como respiração, batimento cardíaco e temperatura corporal. Mas para isso, o corpo consome uma grande quantidade de energia, esse processo de consumo calórico é chamado de metabolismo basal.
Fatores genéticos e físicos, como idade, gênero e altura, influenciam no seu metabolismo. E é por isso que algumas pessoas têm dificuldade de engordar ou emagrecer, por exemplo.
Mas alguns exercícios podem ajudar a acelerar o metabolismo e, aumentando o consumo de energia, contribuir para o emagrecimento saudável. Continue lendo para saber mais!
Pratique atividades físicas de 2 a 3 vezes por semana
A recomendação para quem está começando a se exercitar é que divida 150 minutos de atividades físicas durante a semana. Aos poucos, esse tempo deve ser aumentado até, no mínimo, 300 minutos semanais.
Entre outros benefícios para a sua saúde, os exercícios físicos ajudam a aumentar o gasto energético ao estimularem o metabolismo basal. Tanto os exercícios aeróbicos quanto a musculação estimulam o consumo de calorias durante a prática e, também, por algumas horas após a atividade.
Nesse sentido, praticar atividades físicas entre 2 e 3 vezes por semana aumenta o consumo de energia e a massa muscular, promovendo o emagrecimento. O organismo consome mais energia para manter músculos do que gordura. Assim, ainda que em baixas quantidades, pessoas musculosas gastam mais energia mesmo em estado de repouso.
Não pule os exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos têm esse nome porque aumentam o consumo de oxigênio pelo organismo. Esse processo envolve movimentos que aceleram o metabolismo aeróbico, ou seja, forçam a contração muscular, a distribuição e captação de oxigênio pelas células.
Durante a prática de atividades aeróbicas, como corridas, por exemplo, seu fluxo sanguíneo aumenta e seu organismo gera mais energia térmica. Esse também é o motivo pelo qual você sua, seu corpo gera suor para dissipar calor.
Todo esse processo envolve um alto consumo calórico (metabolismo acelerado) e, consequentemente, contribui para o emagrecimento. Além disso, a prática de atividades físicas em geral é fundamental para a longevidade.
Pular corda, correr, fazer burpee e polichinelo são excelentes exercícios aeróbicos.
Faça musculação

Diferente do que muita gente pensa, a musculação é extremamente benéfica para emagrecer e para acelerar o metabolismo.
Como todo exercício físico, ela aumenta o fluxo sanguíneo e a queima de calorias. Além disso, aumenta a massa muscular, que representa grande parte da sua massa magra.
No entanto, após a musculação, seu organismo mantém o consumo calórico elevado por algumas horas. É um período necessário para que o corpo inicie um processo de reparação e reconstrução muscular, mantendo altas taxas metabólicas mesmo durante o período de repouso. Alguns estudos realizados pela Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, verificaram que esse processo pode durar até 48 horas após a prática da atividade.
A combinação de exercícios de levantamento de peso e agachamentos com treinos aeróbicos é a melhor forma de reduzir o risco de doenças, manter seu metabolismo acelerado, reduzir o envelhecimento precoce, emagrecer rapidamente e melhorar sua qualidade de vida.
Respire corretamente
Outro ponto de atenção é a respiração. Ela é essencial para a vida e também para o gasto calórico, mas poucas pessoas prestam atenção ao ato de respirar. Durante o dia e, principalmente, durante a prática de atividades físicas, o organismo usa oxigênio para a combustão.
Quando você não respira corretamente, o consumo calórico fica comprometido. Além disso, alguns estudos demonstraram que a baixa oxigenação está relacionada ao envelhecimento precoce.
É por isso que algumas atividades com Yoga e Pilates focam tanto na respiração. O primeiro passo para a prática saudável de atividades físicas e, consequentemente, o emagrecimento é a respiração correta.
Alguns exercícios de respiração ajudam, inclusive, a acelerar seu metabolismo. Para praticar em casa, siga estes passos:
Inspire profundamente pelo nariz, preenchendo seu estômago, por cinco segundos;
Segure o ar e conte até 15;
Expire lentamente pela boca.
Repita o processo durante 5 minutos diariamente.
Alimentos que alteram o metabolismo

Sua dieta também pode contribuir para um metabolismo mais acelerado. Isso porque alguns alimentos têm propriedades termogênicas naturais, como café, chá verde e gengibre.
O abacate, por exemplo, é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol ruim e controlar a pressão arterial.
Outros alimentos, por sua vez, são antioxidantes, como brócolis, abóbora, açafrão, aveia e frutas cítricas, por exemplo. Esses alimentos ajudam a reconstituir membranas celulares e a prevenir doenças.
Por sua vez, as proteínas compensam a queima de gordura durante a prática de exercícios e aumentam o metabolismo basal, inclusive no dia após o treino. Além disso, o consumo de proteínas contribui para a formação de músculos, o que aumenta o gasto calórico em repouso.
Uma dieta equilibrada, associada à prática regular de atividade física, acelera seu metabolismo, previne doenças e ajuda a emagrecer com saúde. Sucos detox, por exemplo, podem ser uma opção saudável pré-treino.
O uso de termogênicos
Termogênicos são substâncias que impulsionam a queima de gordura, normalmente compostas de cafeína. Apesar do gasto calórico relacionado ao seu uso ser muito pequeno, eles contribuem para um treino mais intenso e possuem propriedades antioxidantes.
Antes de fazer uso de termogênicos, converse com seu médico para verificar contraindicações.
Metabolismo lento e metabolismo acelerado
Apesar de fatores fisiológicos e genéticos influenciarem seu metabolismo, pessoas sedentárias, em geral, têm metabolismo mais lento comparado ao metabolismo de pessoas ativas.
Quanto mais tempo seu organismo leva para transformar a gordura em energia, mais dificuldade você terá para emagrecer, por exemplo. Além disso, fadiga, cansaço extremo, sonolência, depressão e outros sintomas podem estar associados a problemas metabólicos.
Já as pessoas mais ativas têm maior probabilidade de ter metabolismo acelerado e, por isso, conseguem perder peso com mais facilidade.
Dependendo do seu metabolismo, o organismo pode precisar de diferentes nutrientes. A consulta médica para avaliação metabólica ajuda a diagnosticar possíveis deficiências e problemas relacionados.
Se tiver dúvidas, entre em contato.
Comments