top of page
Buscar

Qual o melhor exercício para emagrecer: musculação ou aeróbico?


Se você está buscando emagrecer, saiba que exercício, alimentação saudável e sono regular são muito importantes para atingir esse objetivo. Mas na hora de definir uma rotina de treinos, muita gente se pergunta: musculação ou aeróbico?


A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, para uma vida mais saudável, a prática de 150 minutos de atividade física distribuídas ao longo da semana e, após, evoluir até atingir 300 minutos. Esse número considera o mínimo de atividade física para que haja redução da taxa de mortalidade, melhora do sono e da saúde mental.


Um novo estudo conduzido pelo pesquisador Kyle Flack também sugere que essa recomendação também contribui para a redução do peso.


Nesse sentido, segundo pesquisa da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), a musculação é tão boa para o emagrecimento quanto a prática de atividades aeróbicas.


Quer entender melhor a diferença entre o exercício aeróbico, a musculação e o impacto de cada treino para a perda de peso com saúde? Então não deixe de ler este artigo!



Como funciona a atividade aeróbica?



Os exercícios aeróbicos têm esse nome porque usam o oxigênio para gerar energia. Durante essa atividade, o organismo transforma a glicose em uma enzima que, em reação ao oxigênio, produz ATP (molécula de energia).


Se a prática for intensa ou de longa duração, para evitar que a glicose do sangue baixe e prejudique o desempenho de outras funções vitais, o corpo passa a utilizar gordura para esse processo. E é nesse momento que o organismo consome mais calorias do que o normal.


Como exemplos, podemos citar: corrida, caminhada, pedalada, dança e corda.


Como esses exercícios têm intensidade leve ou moderada, precisam ser praticados com uma duração de tempo maior. Quanto maior o consumo de oxigênio, maior será a perda calórica.


Além de usar diversos grupos musculares ao mesmo tempo, essa atividade aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar, porque aumenta a frequência respiratória e a oxigenação do sangue.



Como funciona a musculação?




Por sua vez, o treino de musculação é uma atividade anaeróbica, ou seja, independe do uso de oxigênio como energia. Como assim?


O organismo quebra a molécula de ATP (principalmente do músculo que está sendo trabalhado) e a transforma em energia. Quando esse estoque acaba, ele usa suas moléculas de gordura para produzir mais ATP e mais energia.


Esse exercício é, em geral, de alta intensidade e trabalha um grupo muscular por vez. Na prática, o metabolismo acontece no músculo que está sendo trabalhado.


Ele é excelente para melhorar a resistência e tonificar os músculos, e também ajuda na queima de gordura.


Isso sem falar no aumento do metabolismo basal decorrente do aumento de massa muscular, que é o gasto calórico em repouso. E é por isso que a musculação é conhecida por emagrecer antes e depois do treino.



Treinos compostos para emagrecer com saúde




Como você observou até aqui, tanto o treino aeróbico, quanto a musculação são exercícios eficientes para a perda de peso.


Porém, um estudo do Centro Pennington de Pesquisa Biomédica concluiu que treinos que combinam exercícios aeróbicos com musculação trazem benefícios maiores e contribuem para acelerar o emagrecimento.


Mas nesse sentido, pode surgir um outro ponto de dúvida, que é: qual a ordem correta do treino? Será que você precisa começar, sempre, com o aeróbico?


A resposta é: depende do seu objetivo. No curto prazo, ao começar com a musculação, é possível aproveitar o glicogênio do músculo e preservar a massa magra. Segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva, o ideal é manter um intervalo médio de 6 a 8 horas entre a musculação e os aeróbicos.


No entanto, considerando a correria do dia a dia, é preciso fazer adaptações. Sempre levando em conta seus objetivos e, claro, seguindo a orientação de um profissional qualificado.


Entre outros ganhos para a sua saúde, praticar atividades físicas regulares ajuda a reduzir o peso, prevenir colesterol alto, diabetes tipo 2, artrite e derrame, equilibrar a pressão sanguínea alta e os níveis de colesterol bom e ruim no organismo, além de aumentar a produção de serotonina, também conhecida como hormônio da felicidade.


Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou a alarmante projeção de que 2,3 bilhões de pessoas estarão com sobrepeso até 2025. Em pesquisa recente do programa Globo Repórter, 61% das pessoas entrevistadas que sofrem com obesidade ou sobrepeso afirmaram que já tentaram emagrecer sem sucesso.


De acordo com a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), o emagrecimento baseado apenas na restrição calórica diminui o gasto energético basal e o gasto energético total (GET), o que aumenta as probabilidades de reganho de peso.


O emagrecimento saudável exige a combinação de dieta hipocalórica (salvo exceções) com a prática de exercícios. Mas, é importante lembrar que, antes da prática de atividades físicas, recomenda-se uma avaliação física completa.


Nela, seu médico verificará seu condicionamento físico, a existência ou não de condições cardiovasculares ou respiratórias que impeçam a prática de determinados exercícios, medirá seu percentual de gordura, IMC, densidade óssea, entre outras coisas. Assim, ele poderá definir qual o melhor treino (aeróbico, musculação ou combinado) e intensidade de atividades para o seu organismo. Com isso, você terá resultados ainda melhores!





Comments


ok 1 Breno Platzeck Logotipo_Logo 2.png

Endereço:

Avenida Angélica. 916 - Cj.301

Higienópolis - São Paulo - SP

Entre em contato:

(11) 93344-5198

Horário de atendimento:

De segunda a sexta, das 13h às 20h

  • Whatsapp
  • Branca Ícone Instagram

© 2022 Dr. Breno Platzeck

bottom of page